quarta-feira, 2 de novembro de 2011

CASULO YEDAS BARRADOS

        
         A capacidade de contar histórias e a oportunidade de ouvi-las são acontecimentos tão prazerosos, que desperta o interesse das pessoas de qualquer faixa etária. Os adultos adoram ouvir uma boa história, imagine a criança?! Elas são bastante interessadas e tem na sua grande imaginação a emoção presente nas linhas e frases dos livros. Então, o interesse por histórias inventadas e pelas histórias dos livros como os contos de fadas, ficção e outros como romances, poemas e poesias são fundamentais para o incentivo à formação do hábito de ler e que devem ser implementados na vida das crianças desde cedo (Castro, s.d.).
Sabe-se que é importante ressaltar o quanto as crianças constroem sua formação sociocultural através das brincadeiras. Na sociedade atual, a infância é determinada pelo brincar como sendo algo essencial ao desenvolvimento infantil. Para Vygotsky (1998), a criança nasce em um meio cultural repleto de significações social e historicamente produzidas, definidas e codificadas, que são constantemente ressignificadas e apropriadas pelos sujeitos em relação, constituindo-se, assim, em motores do desenvolvimento (Queiroz; Maciel; Branco; 2006).
Em mais uma oportunidade foi trabalhado a parte lúdica e cognitiva das crianças através das formas e cores, utilizando brinquedos adequados à faixa etária. Nessa relação, observou-se que as crianças construíram com os objetos casas, bonecos, figuras geométricas, etc que despertaram a criatividade de cada um.
             



REFERÊNCIAS
CASTRO, Eline Fernandes de. A Importância da Leitura Infantil para o Desenvolvimento da Criança. Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
QUEIROZ, Norma L. N. de; MACIEL, Diva A.; BRANCO, Angela U. Brincadeira e Desenvolvimento Infantil: um olhar sociocultural construtivista. Programa de Pós-graduação em Psicologia. Universidade Brasília, 2006.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário