sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Fotos do concurso de Redação Centenario de vida e obra de Jorge Amado





















concurso de redação: Centenário de Vida e Obra de Jorge Amado.


Resultado do Concurso de redação do Colégio de Ensino Médio João Marquez 
 O Projeto de Leitura Vamos Ler vem trabalhando desde 2011 com empréstimo de livros, leitura, produção textual, atividades lúdicas recreativas com os alunos do Colégio de Ensino Médio João Marquez, localizado no Povoado  de Barrocão, no Município de Ribeira do Pombal - BA
  Tendo como objetivo incentivar a leitura e o conhecimento literário, bem como a produção textual, a equipe do projeto e o Colégio de Ensino Médio João Marquez, idealizou e executou um concurso de Redação a respeito do Centenário de Vida e Obra de Jorge Amado.
  O concurso mobilizou a equipe pedagógica do Colégio, onde ficaram responsáveis pela divulgação, incentivo e orientação aos alunos inscritos, para que eles entregassem uma redação coerente, de acordo com o tema.
   A equipe do “Projeto Vamos Ler Mais” ficou encarregada de providenciar a premiação. De acordo com o regulamento os prêmios foram os seguintes:
 1º lugar- Um Tablet e um livro;
 2º lugar-Uma câmara digital e um livro;
 3º lugar-Um celular e um livro
  No final, o 4º lugar também foi contemplado com dois livros.
  Neste primeiro momento, serão postadas no Blog às redações premiadas, posteriormente, colocaremos as outras, que são produções textuais de boa qualidade que, no entanto, não foram classificadas, mas tem seu valor  literário.
  Além de o concurso atingir seu objetivo, que era a produção textual, leitura de obras do nosso querido e amado Jorge, foi muito bem avaliado pela equipe de trabalho, ficando assim no ar, um gostinho de quero mais.
 Houve uma participação calorosa e intensa por parte galera jovem do Colégio João Marquez. Os alunos premiados ficaram super felizes, os prêmios foram perfeitos.
                                                Abaixo os classificados e premiados



PROJETO VAMOS LER MAIS
I CONCURSO DE REDAÇÃO 2012: CENTENÁRIO DE VIDA E OBRA DE JORGE AMADO

ALUNA:LESSIANE JESUS DE BASTOS
ENDEREÇO:BARROCÃO

JORGE AMADO
O autor e escritor Jorge Amado ficou muito conhecido por suas obras, ele foi um dos maiores protagonistas da literatura brasileira.
Jorge Amado foi representante da segunda fase do modernismo no Brasil.
Suas obras são muito importantes para a literatura, Jorge Amado se tornou um homem muito importante para as críticas literárias.
Uma de suas obras mais conhecida, é Gabriela cravo e canela, suas produções deram-lhe muitas premiações, e algumas tem sido adaptadas para a televisão.
Jorge Amado escreveu outras obras como:Ciclo cacau, os pastores da noite, capitões da areia, mar morto, jubiabá, Dona Flor e seus dois maridos… e outras crônicas.
Jorger Amado foi um homem  que se destacou em muitas profissoes como: jornalista, foi membro da assembleia nacional e se formou na faculdade de Direitos, mas a mais que se destaou foi a de escritor, porem com ênfase na literatura, tornando-se icone sendo hoje reconhecido mundialmente.  

  

PROJETO VAMOS LER MAIS
I CONCURSO DE REDAÇÃO 2012: CENTENÁRIO DE VIDA E OBRA DE JORGE AMADO

ALUNA:ANARIELE GOIS DANTAS SILVA
ENDEREÇO:BARROCÃO

JORGE AMADO
Foi um grande escritor brasileiro. Suas obras fgoram publicadas em 49 linguas, esse grande sucesso deu-se por que ele não apenas escrevia livros e sim escrevia  a realidade de seu país.
Em suas obras os personagens mais importantes sempre foram os menos favorecidos.
Ele dava um toque humorísticos a suas obras, deixando-as mais interessantes.
Umas de suas grandes obras foi transformada pela rede Globo em telenovela, ao qual tem como protagonista o árabe Nacib e a sertaneja Gabriela.
 Pode –se dizer que Jorge Amado estará para sempre em nossas memórias, será sempre lembrado como um dos grandes escritortes da  literatura brasileira.
Sem dúvida Jorge Amado foi um  grande escritor e marcou muito a história do Brasil e nos deixou inúmeras produções que caracterizaram um pouco do povo brasileiro. Jorge Amado, amado por muitos, principalmente pelo povo baiano.






PROJETO VAMOS LER MAIS
I CONCURSO DE REDAÇÃO 2012 CENTENÁRIO DE VIDA E OBRA DE JORGE AMADO

ALUNA:KEILA SOUZA DE SANTANA
ENDEREÇO:CURRAL FALSO

JORGE AMADO  E QUERIDO
Jorge Amado foi amado por todos , nasceu em 10 de agosto de 1912 e nos deixou em 2001.Nasceu no Sul da Bahia , mais específicamente em Itabuna; ainda muito jovem, se mudou para Ilhéus, onde cresceu junto ao mar e as fazendas cacaueiras, que se tornou cenário para seus livros, “Terras do sem fim, São jorge dos Ilhéus Gabriela cravo e Canela e Tococaia Grande”.
Seus livros marcaram por relatar o trabalho, a exploração, o heroísmo e o drama dos fazendeiros de cacau.
Publicou seu primeiro livro em 1931, “O pa´s do carnaval”.O pelorinho foi cenário para seu terceiro relato, o “Suor”, publicado em 1934.
Grandioso, participou da 2ª fase do modernismo, foi preso em 1936 por participar da Aliança Nacional Libertadora, morou na França em 1947 e infelizmente nos deixou aos 89 anos.Marcou o sertão baiano com seus relatos históricos, fez da nossa Bahia fruta de inspiração.
Se hoje Jorge Amado estevesse com a gente completaria 100 anos.
Jorge de extrema, vida bem vivida, bem contida e criativa.
A terra hoje chora ao lembrar de seu pronto sofrido, ao falar o seu nome querido , ao amar o homem mais vivido, aí Jorge querido, não está mais vivo, mas tá como amigo e continua sendo querido, Jorge amigo querido.       





PROJETO VAMOS LER MAIS
I CONCURSO DE REDAÇÃO 2012: CENTENÁRIO DE VIDA E OBRA DE JORGE AMADO

ALUNA:MICHELE ALVES DOS SANTOS
ENDEREÇO:BARROCÃO

JORGE AMADO:UM HERÓI DA LITERATURA BAIANA
Em 2012, completaria 100 anos de vida, um herói da literatura baiana, seu nome “Jorge Amado”.Se destacou retratava em suas obras, a realidade do seu ambiente de vida.Com o romance conquistou milhares de leitores.Foi um homem repleto de méritos.
No dia 10 de agosto de 1912, Seu João e Dona Eulália, não imaginariam que aquele garoto franzino que nascera em Itabuna, seria um escritor que revolucionária a literatura baiana.Por motivos de saúde, sua família se mudara para Ilhéus, local onde seu ganharia na loteria, mudando assim o rumo da sua história.Na adolescência foi estudar em Salvador, e logo depois no Rio de Janeiro, onde conclui sua faculdade de Direito.
Jorge Leal Amado de Faria, se destacou entre os demais escritores, pois em suas obras colocava uma “pitadinha” de realidade; foi no romance que assuntos proibidos foram comentados, como por exemplo, traições e o poder dos coronéis.entre suas obras, as mais conhecidas estão: Gabriela Cravo e Canela, Dona Flor e seus dois maridos, Tieta do Agreste, entre outras.Amado teve a honra de ser reconhecido mundialmente, viu suas obras serem traduzidas em 49 idiomas e dialetos, sem contar as que foram vertidas em braille.Em 1944 viu seu romance receber o prêmio de Camões.Teve a honra de assentar na cadeira 23, cujo o patrono é o “imortal” Machado de Assis.Depois de sua morte em 2001, sua mulher Zélia Gattai ocupou esse lugar de honra.
Enfim, Amado não foi só um bom escritor, mas um grande jornalista e deputado federal, sendo assim, ele foi um homem completo.Jorge pode estar morto fisicamente, mas sua honra e obras o imortalizam eternamente.