segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

HISTÓRIA DO POVOADO DE BARROCÃO: CIDADE DE RIBEIRA DO POMBAL-BA

HISTÓRIA DO POVOADO DE BARROCÃO
Até o início do século XX, mais precisamente na década de 30, barrocão era uma fazenda. Ele tem este nome porque lá havia uma barroquinha o qual seus donos, José Vicente de Morais e Antonio Rodrigues Pereira, com os demais vizinhos pagavam água para seu sustento. Com o passar do tempo a barroquinha precisou ser ampliada, pois a população do lugarejo estava crescendo e a água não era mais suficiente.
 Segundo Senhor Manuel de 88 anos, morador desde criança.  “Tinha um lugarzinho na Pedra Branca que se chamava barroquinha, minava uma aguazinha, aí se chamou Barrocão”.    
Desde muito tempo os documentos como registro de nascimento, casamento, titulo de eleitor, promissórias e até correspondências eram feitas e endereçados para a Fazenda do Barrocão. Em 1930, o Senhor Quincas Aleixo, construiu uma pequena bodega em um ponto estratégico, onde já era uma estrada e saída para Cícero Dantas de Ribeira do Pombal. A partir desta iniciativa pioneira, os vivinhos e parentes começaram a desmatar a fazenda e construírem casas. Na década seguinte passou a se chamar Povoado de Barrocão.  Tornou-se distrito desde 1986.
A Barroca que deu origem ao nome do povoado, atualmente é um tanque e pertence ao Senhor Zezito Rodrigues de Morais, neto de José Vicente de Morais
Barrocão fica a 18 km de distancia de sua Sede, que é Ribeira do Pombal-BA, está localizado no sertão baiano há 300 km de Salvador, clima predominantemente quente, solo argiloso e arenoso, flora composta de árvores frutíferas como: mangueira, cajueiro, coqueiro araçá, jatobá, entre outros.
Seu acesso dá-se pela BR 110, ligando a BA 220, que corta o povoado ao meio, a cidade mais próxima do povoado é Banzaê.
PRIMEIROS HABITANTRES
Por volta de 1790, final do século XVIII, o governo brasileiro foi notificado que havia uma família que vivia sempre arrumando confusão nas proximidades da cidade de Catú, numa fazenda chamada Baraúna. Ao saber desses fatos o governante da época mandou matar os chefes dessa família. Após a chacina, apenas três meninos sobreviveram, dois homens e uma mulher, Manoel Rodrigues, José Rodrigues, Naninha Rodrigues, eles fugiram da guerra e vieram parar no Brejo do Pombal, onde ficaram dois desses irmãos e um deles José Rodrigues veio para Barrocão onde se tornaram uma família influente da região.
Senhor Manoel, 88 anos de idade coloca em sua fala, que o povoado Barrocão surgiu através dos
                                             [...] Rodrigues... que veio de fora e ficaram aqui foi os Rodrigues, Zé Rodrigues, Mané Rodrigues, que casou na capital e Zé Rodrigues que casou aqui e naninha a geraração dos Morais, que vieram de Catú, Cayuí, moravam num povoado chamado Baraúna. (Sr. Manoel)

Nesse mesmo período chegou a Barrocão a família Góis, que tinha como chefe Procópio de Góis, ele vinha do litoral paulista que tinha desembarcado de Portugal. Alguns dessa família Góis se casaram com alguns da família Aleixo, que eram habitantes de um povoado vizinho, chamado nova esperança, depois chegou a família Morais vindo da fazenda circunvizinha, e assim formou o povoado Barrocão.
Essa população foi crescendo cada vez mais e hoje é habitada por varias famílias como: as primeiras que são os Rodrigues, Góis, Aleixo e Morais e as demais que posso citar: Silva, Conceição, Macedo, Santos. Pereira, etc. Assim é constituído o nosso povoado por varias raças, cores e classes sociais, mas, o que importa é que vivemos em uma comunidade familiar e aconchegante.
COMÉRCIO
Por volta dos anos 30 surgiu o primeiro comercio de Barrocão, uma pequena bodega que era de Quinca Aleixo, onde mais tarde passou para José Januário. Nessa mesma época Jonas de Francisco abriu uma padaria.
Na década de 50, Teotônio e Zezinho eram quem dominava a compra e venda de cereais, em seguida nos anos 60, surgiram outros comércios que eram administrados por Dozinho e Manoel de Santa. Nos anos 70 e 80 Abílio, Osvaldo de Joaquim de Jove e Osvaldo Marques também tinham seus comércios com mais variedades de gêneros.
Em 1980, Áurea e Maria duas irmãs eram grandes comerciantes de roupas de nossa localidade. Já em 90 foi de grande desenvolvimento para essa comunidade com o surgimento do comércio como material de construção, lanchonetes, bares modernos, padaria de grande porte.
Atualmente temos umas enormes variedades comerciais como: frigoríficas quitandas, farmácias, bares, lanchonetes, vídeo locadora, sapataria, lojas de confecções, Coelba serviços, caixa aqui, veterinária, e supermercado, Lan house e correios.
ECONOMIA
A economia do povoado é baseada na agricultura. Temos o cultivo do feijão, mandioca, milho e castanha.
A pecuária praticada é destinada a criação de bovinos, ovinos e caprinos. Além da apicultura que também é de grande valia para a economia local.
Conforme mostra Sr. Manoel em entrevista á equipe, ele afirma que “o povoado vivia da plantação de feijão e da mandioca, e que eles moravam na cajazeira, Coiteiro, as Aboboras, no em Pombal”.
O povoado ainda exibe um lugar exuberante chamado “ pedra branca” , local este que atrai muitos turistas, ajudando no desenvolvimento do povoado.Também possui uma associação dos motoristas, como uma frota de 5 topiques, 2 microônibus e 3 parati, transportando até a cidade.

BARROÇÃO E SUAS FESTAS POPULARES
Quando barrocão era apenas uma fazenda, as pessoas faziam suas festas nas casas dos seus amigos, onde cantavam reis (reisado), brincavam de roda e faziam adivinhações em noites de despalhas de milho.
O senhor Manoel afirma que:
                                                              [...] dançava, dizia os Tomé aí, que foi os finados Fieli, que os homens e mulheres cantavam roda, que foi os finados Fieli trouxeram aquelas saias grandes ai os homens catavam e dançavam. ( Sr. Manoel).
Na década de 30, os moradores das fazendas vizinhas, começaram a se aglomerarem em um ponto estratégico (a bodega de Quina Aleixo) e formaram os povoados propriamente ditos. Construíram um barracão, onde vendiam os seus produtos rurais e artesanatos durante o dia e a noite, na véspera de São João e no natal, faziam as festas e danças.
Essas eram as únicas festas tradicionais até o ano de 1996, quando começaram a festejar também em setembro, comemorando a farta colheita de feijão e de milho. Então há 21 anos que aconteceram festas geralmente no primeiro sábado de setembro.
Lembrando que, na década de 60 o barracão de madeira, foi substituído pelo mercado Municipal, que passou a ser o salão de festas, onde tinha um palco para se instalar os instrumentos e os artistas. Esse mercado também funcionava como “cinema”, pois era onde ficava a televisão, a única do povoado na década 60 e inicio de 70, onde cada um levava a sua cadeirinha e assistia os telejornais e as novelas da globo, a antiga Tupi.Nessa época, ainda não havia padroeiro São João em Barrocão.
Foi na década de 50 que um grupo de moradores, entre eles, Arlindo Rodrigues e Góis, Manoel Rodrigues de Souza, Joaquim Aleixo de Morais, Terezinha Rodrigues de morais se reuniram e começaram a adquirir fundos para a construção da pequena igreja, chamada “Igreja João Batista”, hoje chamada de igreja velha, pois há uma nova matriz, construída no final da década de 80 e inicio de 90.
Também temos no mês de junho, desde 1990, que acontece a Gincana junina, realizada em Praça Pública, completando os eventos em junho é realizada a passeata de Jegue, desde 2001, fundada por amigos com pouco mais de 10 animais, sendo hoje abrilhantada por cerca de 200 jegues.
ORGÃOS PÚBLICOS
O povoado é contemplado com Escola Municipal Ferreira Brito, considerada a melhor escola do município, por sua estrutura física, a mesma dispõe de treze salas de aula, coordenação, secretaria, laboratório de informática, sala de vídeo e mini biblioteca, contendo em sua matricula setecentos e onze alunos, escola atende os três turnos, sendo o diurno o Ensino Fundamental e o noturno Educação de jovens e adultos (EJA).
Em 2011 foi inaugurado o colégio Estadual João Marques da Silva, que é parceiro intelectual do projeto vamos ler mais.
Existe no povoado cinco denominações cristãs, a Católica, Assembléia de Deus, Adventista do Sétimo dia, Testemunhas de Jeová e a Congregação Cristã do Brasil.
A localidade beneficiou-se no dia 23 de julho de 2007 de uma creche, a qual foi nomeada Agnor Macedo de Góis, com o objetivo de homenagear um grande morador do povoado, onde o mesmo ingressava varias pessoas para exames médicos em outras cidades.
No povoado existe ainda um posto de saúde Familiar (PSF), que atende toda população e mais duas localidades em torno de seiscentas famílias cadastradas. Conta com um medico clinico geral, uma enfermeira e uma dentista, pois tem também consultórios odontológico, todos atendem três dias por semana, alem de uma vez por mês e quando necessário os agentes comunitários fazem a visita nas residências, para conhecer as necessidades das famílias, a fim de promover a saúde e bem estar de toda população. Ao todo são treze funcionários.
ENTREVISTA FEITA AO SENHOR MANOEL, 88 ANOS DE IDADE, MORADOR DO POVOADO BARROCÃO.
ª1) senhor Manoel, a quem você atribui o surgimento do povoado barrocão ?
                   resposta: Rodrigues... que veio de fora e ficaram aqui foi os Rodrigues, Zé Rodrigues, Mané Rodrigues, que casou na capital e Zé Rodrigues que casou aqui e naninha e geração dos morais, que vieram de Catú, Catuí, moravam num povoado chamado Baraúna.
                          ª2) Por que Barrocão teve esse nome ?
                          resposta : Tinha um lugarzinho na pedra Branca, se chamava barroquinha, e minava uma aguazinha, ai se chamou Barrocão.
                          ª3) sobre a visita de lampião ao povoado barrocão, como ocorreu?
                          Resposta : Lampião quando esteve aqui, matou dois, Neco mais Zé Amarau, pai de Vivi, ainda soltou os presos que estava preso e prendeu os soldados.
                          ª4) como é constituído o comercio daqui do povoado?
                          Resposta : Iniciou com a bodega de seu Quincas, depois teve a padaria de Chico, e sempre plantamos feijão, mandioca,milho e castanha.
                          ª5) Como são as festas do povoado barrocão ?
                          Resposta:
                          Dança, dizia os Tomé ai, que foi os finados Fieli, que os homens e mulheres cantavam roda, que foi o finados Fieli trouxeram aquelas saias grandes ai os homens catavam as mulheres e dançavam.
                          REFERÊNCIAS
                          Firmino, Manoel. O ensino de Historia regional e Local, [DVD].
                          Ribeira do Pombal - BA, 2011. Entrevista concedida a Maria Agenôra Macedo de Góis, aluna de Historia da FTC ead. Polo de Ribeira do Pombal.
                                                                                                                                            

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

COMPARTILHANDO CAMPANHA DO PROJETO PESSOAS DESAPARECIDAS

Projeto Vamos Ler Mais 2012 - Novo Ano Novas Ações

 O Projeto Vamos Ler Mais 2012 tendo parceiros como o Ministério da Cultura, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e a Fundação Pedro Calmon. O Ponto de Leitura em diversas cidades da Bahia, vem em mais um ano renovar o compromisso de incentivo à leitura para as crianças, jovens e adultos do município de Ribeira do Pombal/BA. Dessa vez, procuraremos estender mais ainda o campo de ação e quantidade de pessoas beneficiadas, para assim determinar a importância da leitura no seu dia a dia e representar maior interação entre as pessoas.

Nossos objetivos são:
· Fomentar a oportunidade de leitura e da prática leitora;
· Favorecer o acesso a diversos tipos de textos e livros, documentários e material de apoio;
· Despertar o gosto pela leitura, escrita e outras linguagens artísticas;
· incentivar a produção literária local, assim como a exposição do que for realizado;
· Descobrir, incentivar e registrar os contadores de histórias, causos e lendas da região;
· Criar grupos de debates literários e capacitação de atuantes para agir em outros locais;
· Desenvolver e despertar o senso crítico dos leitores através da integração e dos debates promovidos por meio de recursos tecnológicos;
· Promover a interação entre as pessoas durante encontros realizados na Sede do Projeto Vamos Ler Mais

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Projeto Vamos Ler Mais 2012



Neste ano que se inicia o Projeto Vamos Ler Mais contará com novas possibilidades e apoio de outros voluntários. A sede do projeto que ficava antes na Rua Oliveira Brito onde funcionava a escola de idiomas Fast Time, agora mudou-se para a Avenida Hildete Lomanto, 138 próximo a Casa Linhares um local bem mais organizado para atender aos preceitos do projeto e para promover a integração da sociedade do entorno. Pretende-se realizar encontros com a comunidade, promovendo o incentivo à leitura e apresentações de filmes e de atividades interativas. Pessoas novas estarão integradas ao projeto, já que algumas delas como a professora do Colégio Estadual João Marques da Silva, Régyla L. C. Mendonça vai morar em Sorocaba/SP neste ano de 2012, a mesma conta que foi de grande proveito participar deste projeto e que ficou uma vontade de continuar e fazer muito mais, mas que infelizmente a vida é assim, nada dura para sempre. Laine N. de Oliveira também afirmou que não mais participará do projeto na Escola Municipal Ednaldo Ribeiro, pois não mais será professora da unidade, mas que torce para que outros venham e tenham o mesmo gás para promover essa maravilhosa e construtiva oportunidade de fazer algo para a sociedade. Gostaríamos de agradecer o apoio daqueles que procuraram doar um pouco de si, para que ocorresse algo simplório e significativo para os envolvidos no projeto de leitura.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Vídeo com Imagens das Crianças da Creche Yeda Barradas


Recadinho!

Que maravilha ter a oportunidade de conhecê-los,
Vê-los como são estudiosos, curiosos e espertos, em
Cada encontro vivemos momentos lindos, lindos,
Que só o mundo da leitura pode nos proporcionar.
E neste momento quero apresentar os mais novos e
Fantásticos personagens desta história de hoje,
Que são vocês, cujos autores são pessoas criativas,
Inteligentes, felizes e capazes de sorrir mesmo
Que a situação seja de choro, e neste balão mágico
Do saber é preciso conhecer as maiores e melhores
Professoras e auxiliares deste nosso Brasil.
Não podemos nos esquecer da Contadora de História
Que a esta creche veio trazer momentos de
Muita alegria, emoção e tensão, pois
Ficamos torcendo pela princesa ficar bem
E a bruxa coitada, queríamos era dar uma paulada!
Foi com tia Gláucia e sua equipe, que conhecemos
Os mais diversos e divertidos reinos e fantasias
Que foram por nós adorados e sonhávamos
Com uma nova história a cada semana que vinha.

Festa de Confraternização dos Locais do Projeto VLM

O Vamos Ler Mais promoveu festa de encerramento do ano, com muita energia entre os participantes do projeto em seus locais de execução, e as crianças e jovens envolvidos. Aproveitando para desejar um Ano Novo de muita felicidade a todos e dizer que o ano que passou foi muito bom, porque ocorreu o encontro de pessoas voluntárias e jovens com um interesse pela leitura e por desencadear uma maior qualidade em suas vidas, determinada pela oportunidade em participar de um projeto do governo que incentiva à leitura, que promove a integração entre as pessoas, com diversas atividades interativas, etc. Nesse novo ano, espera-se que o projeto continue nos locais e que sejam estendido a muitos outros, tanto adultos quanto novos voluntários.

Parada para Arte Literária - Poema

Dias Após Dias

Por: Cristiane Alves - aluna do 2º A do Colégio Estadual João Marques da Silva (2011)

Os dias passam
À sombra do Sol
De cada dia reflete
Sobre o tempo

A vida passa
Deixando cada um
Seu rastro e sua história
A escuridão da noite

Que a Lua clareia
Esperando os dias
Bom início de um horizonte
A melancolia de cada um

Ao passar das estações
A cada fase da lua
A cada brilho do Sol
Esperar raciocinando é difícil

Amigos na maioria das vezes
Pelo caminho errado
Mas é só assim que
Entendemos o significado

De cada dia
De cada noturno
De cada amanhecer
O mundo é assim

As noites são assim
Os dias são assim
E nós somos assim
Pois a vida felizmente é assim

Para alguns
Que tem
O direito de errar
E a oportunidade de consertar.

Parada para Arte Literária - Poema

Tanto Faz

Por: Cristiane Alves - aluna do 2º A do Colégio Estadual João Marques da Silva (2011)

Pensamentos negativos
Reações estranhas
Estarei sempre atrás
Dos bons e no meio dos fracos
A misericórdia
Dos que podem
Me ajudar
Será sempre forçada
Ou talvez nunca vinda
Não me jogo
Pois já estou no chão
Levantam-me
Será o maior sacrifício
Derrotado?
Não!
Apenas acomodado
Com os fracassos.

Entre momentos

Por: Cristiane Alves – aluna do 2º A do Colégio Estadual João Marques da Silva (2011)

Ontem me atingiu
Luto hoje
Para vencer amanhã
Horas passadas aprender...
Minutos de agora
Espera horas a vim
Finda o dia
 A paciência espera
O de novo
Algo aconteceu?
Estou mais velho
Mas...
O mesmo, o idem
Indo e não voltando
Mão parando e atropelando
O agora
Poucas vezes valeu a pena esperar
Poucas vezes valeu a pena acertar
Pois foi errando mais
Que aprendi

Parada para Arte Literária - Poema

Ilhado

Por: Cristiane Alves - aluna do 2º A do Colégio Estadual João Marques da Silva (2011)

O Sol bateu sob minhas angústias
E as nuvens de tristeza
Que rondava sobre minha cabeça
Foram para longe
E agora o vento sopra
As velas do meu barco
De felicidade
Fazendo-me navegar
No mar de sonhos
Sonhos que estavam presos
Em uma ilha de desprezo.


Vida

Por: Cristiane Alves - aluna do 2º A do Colégio Estadual João Marques da Silva (2011)

Respirar, sentir, valorizar é viver
Valorizar aquilo que nos importa
Vida é o início de outra vida
Mas será que sonhar é vida
Talvez nos tornamos vulgar, insensíveis
Pois não buscamos a realização desses sonhos
Então, como vivemos estes sonhos
Então vida é sonhar também.

Parada para Arte Literária - Poema

Amor Encantado

Por: Joice Rocha de Souza - aluna do 1º A do Colégio Estadual João Marques da Silva (2011)

Amor de verdade
Não tem explicação
Não há falsidade
Também não há razão.

Amor de verdade
Existe, coexiste
Enfim, não pede, nem espera
Ama!

Amor de Verdade
É bobo
É inocente
É ser um bobo contente.

Viver sorrindo
Andar cantando
Cantar andando
Amando.

Assim, é meu amor por ti
Verdadeiro e sincero
Eterno, encanto
Amável.

Parada para Arte Literária - Poema

O Amor

Por: Paloma Souza Silva - aluna do 1º A do Colégio Estadual João Marques da Silva (2011)

O amor chega devagarinho
Chega de forma inesperada
Atingindo a alma de mansinho
No interior da pessoa amada.

O amor sempre nos faz sorrir
Enche a alma de esperança
As vezes nos faz chorar
De saudade, de lembrança.

O amor é um lindo sentimento
Nascido dentro do coração
A toda hora e todo momento
Aparece uma linda paixão.

O amor é início de sentimento
É uma felicidade sem fim
É viver emoção de momentos
Tendo você perto de mim.

Enfim, amor é quando a pessoa imperfeita se torna mais que perfeita
Amor é olhar para dentro sem nem saber o que tem por fora
Amor é querer estar perto mesmo quando não se está longe
Amor é começar a gostar das coisas que nunca suportou só por que ele adora
Amor é ter atitudes sem nunca se importar com o que os outros vão achar
Amor é simplesmente amor!