domingo, 13 de novembro de 2011

Encontro do dia 17 de Novembro - Colégio Estadual João Marques da Silva

Na última quinta-feira, dia 17 de novembro de 2011, os alunos se reuniram mais uma vez para o encontro do Projeto Vamos Ler Mais. Pudemos dizer que foi um dia diferente dos ocorridos anteriormente porque foi passado um filme para os alunos assistirem, com direito a pipoca e refrigerante, ao estilo de um cinema de cidade grande! O filme chamado Coração de Tinta (O Livro Mágico - Inkheart) do diretor Iain Softley, conta a história de uma menina chamada Meggie e seu pai Mo, este conhecido por Língua Encantada, pois tem o dom de trazer os personagens dos livros à vida real quando lê em voz alta. Os dois passam por uma maravilhosa aventura, na tentativa de descobrir o paradeiro da mãe e esposa desaparecida, e fugir do malvado Capricórnio que veio do livro. Um filme cheio de emoção que traz a fantasia que sai dos livros, como se fosse a imaginação de alguém quando começa a ler e traz os personagens para a sua vida, seja se emocionando com uma história de amor ou decifrando um enigma de um livro policial. Enfim, vale a pena ocorrer momentos de descontração e interface com aspectos audiovisuais durante os encontros para que seja algo prazeroso e motivador durante o processo de incentivo à leitura.






quarta-feira, 2 de novembro de 2011

CASULO YEDAS BARRADOS

        
         A capacidade de contar histórias e a oportunidade de ouvi-las são acontecimentos tão prazerosos, que desperta o interesse das pessoas de qualquer faixa etária. Os adultos adoram ouvir uma boa história, imagine a criança?! Elas são bastante interessadas e tem na sua grande imaginação a emoção presente nas linhas e frases dos livros. Então, o interesse por histórias inventadas e pelas histórias dos livros como os contos de fadas, ficção e outros como romances, poemas e poesias são fundamentais para o incentivo à formação do hábito de ler e que devem ser implementados na vida das crianças desde cedo (Castro, s.d.).
Sabe-se que é importante ressaltar o quanto as crianças constroem sua formação sociocultural através das brincadeiras. Na sociedade atual, a infância é determinada pelo brincar como sendo algo essencial ao desenvolvimento infantil. Para Vygotsky (1998), a criança nasce em um meio cultural repleto de significações social e historicamente produzidas, definidas e codificadas, que são constantemente ressignificadas e apropriadas pelos sujeitos em relação, constituindo-se, assim, em motores do desenvolvimento (Queiroz; Maciel; Branco; 2006).
Em mais uma oportunidade foi trabalhado a parte lúdica e cognitiva das crianças através das formas e cores, utilizando brinquedos adequados à faixa etária. Nessa relação, observou-se que as crianças construíram com os objetos casas, bonecos, figuras geométricas, etc que despertaram a criatividade de cada um.
             



REFERÊNCIAS
CASTRO, Eline Fernandes de. A Importância da Leitura Infantil para o Desenvolvimento da Criança. Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
QUEIROZ, Norma L. N. de; MACIEL, Diva A.; BRANCO, Angela U. Brincadeira e Desenvolvimento Infantil: um olhar sociocultural construtivista. Programa de Pós-graduação em Psicologia. Universidade Brasília, 2006.  

ENCONTRO SEMANA DA CRIANÇA



O Projeto Vamos Ler Mais procurando estimular mais a leitura promoveu em um dos encontros um dia temático, através de brincadeiras e atividades de leitura. Assim, tivemos a oportunidade de observar o quanto as crianças estão interessadas e ficam na expectativa para o dia da contação de histórias, que acontece todas as sextas-feiras pela manhã na Creche Casulo Yeda Barrado. Na oportunidade de comemorar o dia das crianças ocorreu brincadeiras e entrega de presentes, na qual estes foram livros de historinhas infantis, ressaltando que elas adoraram e declaram que foi o primeiro livro que ganharam na vida.